The NetBeans IDE 6.1 BlueJ Plugin

Universidades de dois continentes estão colaborando com a Sun Microsystems, visando criar uma forma gradual para que estudantes iniciantes na tecnologia Java migrem de ferramentas de ensino para ferramentas profissionais de desenvolvimento.

A Sun Microsystems vem há algum tempo dando suporte ao desenvolvimento do BlueJ, um ambiente de programação desenvolvido pela Universidade de Kent no Reino Unido e a Universidade Deakin na Austrália.

O BlueJ é um ambiente desenvolvido especificamente para programadores iniciantes. Ele oferece ferramentas educacionais, como facilidades de visualização e interação que facilitam muito a aprendizagem de conceitos da orientação a objetos. Com a primeira versão lançada em 1999, o BlueJ tornou-se um dos mais populares ambientes de programação educacional em escolas e universidades, em cadeiras de introdução ao desenvolvimento de software.

Imagem
Imagem no Mac OSX
BlueJ contempla a fase introdutória do aprendizado da programação, e o NetBeans oferece poderosas ferramentas para desenvolvedores profissionais. Mas a inevitável mudança do primeiro para o segundo tem sido difícil para os estudantes – até agora.

A colaboração entre as equipes do NetBeans e do BlueJ resultou em uma nova versão do NetBeans: NetBeans IDE BlueJ Plugin. Esta ferramenta oferece uma migração transparente para estudantes que desejam mudar de uma ferramenta de estudos para um IDE profissional.

Aprendendo mais

BlueJ
[html] Aprenda sobre o BlueJ
Tutoriais
[html] Tutoriais do NetBeans BlueJ

Download

No NetBeans IDE 6.1, vá para Ferramentas | Plugins e instale o plugin BlueJ Project Support:


Nota: Instruções de legado para o NetBeans IDE 5.5.1: NetBeans IDE 5.5.1 BlueJ Edition


Para bugs, melhorias e novos recursos

Aqui você pode encontrar a lista de issues as quais estão atualmente relacionadas com este produto.

Favor registrar bugs e solicitação de novos recursos através do sistema de rastreamente de bugs no site do netbeans.org
(componente ide, subcomponente bluej - ou utilizar este modelo pré-preenchido).

Project Features

Project Links

About this Project

edu was started in November 2009, is owned by Antonin Nebuzelsky, and has 87 members.
By use of this website, you agree to the NetBeans Policies and Terms of Use (revision 20160708.bf2ac18). © 2014, Oracle Corporation and/or its affiliates. Sponsored by Oracle logo
 
 
Close
loading
Please Confirm
Close